sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Oba! Campanha de Páscoa



Campanhas de páscoa são mágicas, porque nos leva de volta a inocência dos sonhos de infância, que recuperamos nos sorrisos das crianças.
Campanhas de Páscoa podem ser de preços, mas não acho que devam ser. Já fiz uma assim, estava em uma loja que só em Recife, contra um Carrefour e quase trinta Bompreço, calculei quanto de margem iria arrecadar com minha venda de páscoa, chamei os três principais fornecedores, pedi uma verba para todos me cobrirem aquela margem, com o argumento que baixaria todos os preços, venderia a preço margem zero, o Carrefour tentaria me acompanhar, o Bompreço teria também de abaixar, todos venderiam mais barato, e por consequencia eles, os fornecedores venderiam mais. Aceitaram, e eu então anunciei todos os ovos de páscoa em promoção. Campanha de sucesso sem muito investimento.
Mas, caso o momento não exigir a necessidade de forte imagem de preço, o caminho deve ser outro. O ambiente da loja deve ser trabalhado para as crianças, desde a entrada, o estacionamento, a fachada, a área de vendas e nos caixas, com muitas brincadeiras, brindes, sorteios, decoração atrativa, inclusive nos uniformes dos funcionários, muito entretenimento (coisas simples, como pintura facial, distribuição de orelhinhas de coelho, ou seu uso pelas funcionárias, coelho andando na loja brincando com as crianças, foto no painel do coelho, ovo gigante na entrada, pula-pula e piscina de bolinhas, enfim, o que a criatividade sugerir), sem esquecer-se das ações sociais, visando incluir nos sonhos aqueles que nem podem tanto (ajudar creches, asilos, escolas publicas, promover gincana entres elas, etc.). Esta animação toda vai contagiar os funcionários e o ambiente percebido pelo cliente vai melhorar bastante.
Afinal, neste ambiente em que a sazonalidade nos dá um motivo tão forte, o cliente, o influenciador na decisão de em que loja comprar, passa a ser a criança.

Nenhum comentário: