terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Campanhas de Sorteio


Campanhas de sorteio são boas arrecadadoras de verbas, permitem não sacrificar muito a margem, por não ser necessário "pisar fundo" nos preços, mas devem seguir algumas premissas:

1) para ser forte, o(s) premio(s) devem ser muito atrativos, e, para o maior numero de pessoas. 2) A esta atratividade ainda está linkada a frequencia de sorteios, e de itens sorteados. 3) Tem de ter uma mecãnica de participação simples, de fácil entendimento e adesão, 4) Tem de ser bem divulgada, não apenas externamente, como internamente a campanha tem de ser envolvente, destacar o objeto do desejo, e finalmente, 5) A percepção do consumidor deve ser a de que ele tem alguma chance de ganhar.

Foram varias as campanhas bem sucedidas que tive a oportunidade de elaborar. O premio mais atrativo que coloquei, foi um apartamento tres dormitorios em Boa Viagem, Recife, uma campanha de dois meses visando combater a inauguração do Bompreço do Shopping Guararapes. Um sucesso. Moradia é o principal objeto de desejo, mas deve ser um imovel de dar agua na boca de muitos, e não aquelas casinhas "modelo 1.0", só para dizer que é casa, que iriam atrair muito menor interesse.

Mas o premio não precisa ser muito grande, é só estar ligado sobre qual o objeto do desejo do momento. Aqui neste blog, já foi citado o exemplo do celular, um IPHONE não seria atrativo hoje? E um WII? Carro, já virou "carne de vaca" os sorteios de populares, mas de repente surge uma oportunidade (no lançamento do Mercedes Classe A, no primeiro mes, eu queria sair com sorteio de um - "volte de Mercedes, etc.., mas não fui autorizado pela empresa que trabalhava no momento - chance perdida, sorte da concorrência, mas não o conceito).

O custo de Divulgação da campanha pode ser elevado, por isto, "tiro rápido e certeiro", como em um duelo. Escolher o produto certo, a oportunidade antes da concorrência, simplificar, divulgar e deixar o sonho atingível é a receita de uma boa campanha de prêmios / sorteios.

Nenhum comentário: