segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A força das Gincanas


Trabalhei em uma empresa de origem francesa, cuja campanha principal tinha um nome que para os brasileiros não dizia nada, mas era um sucesso de vendas. Fiquei curioso de participar de uma para entender porque uma campanha de preços não tão fortes, com um nome sem atrativos, mobilizava os vendedores em busca de recordes de vendas. E o motivo era “apenas” a gincana interna. Seção contra a mesma seção de outras lojas, pontos para o crescimento da venda sobre o ano anterior, pontos extras a cada batida de recorde de vendas, e como premio todos os participantes das seções vitoriosas passavam quatro a cinco dias em um Hotel Fazenda (sozinhos, sem a família), funcionários das seções derrotadas das outras lojas os substituindo neste período. A força estava no orgulho de, durante um ano, sentir-se pertencente á equipe vencedora, sentir-se um dos melhores.

Repeti esta fórmula com algumas adaptações em outras empresas, e ela se mostrou eficiente todas as vezes. E não é necessário ter apenas uma ao ano, tomando certos cuidados, como ter uma dinâmica de competição e premiação diferente para cada campanha, e manter sempre uma principal, mais importante, para manter este orgulho por um ano, e fazer outros persegui-los.

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