segunda-feira, 4 de maio de 2009

Campanhas Genéricas de Preço



Sempre é bom termos varias campanhas de preços, seja para fazer uma dinâmica promocional, para utilizá-las em períodos como “Tampão” entre as campanhas principais, ou até mesmo para incluí-las como campanhas regulares no calendário promocional anual. Campanhas de preços têm a vantagem de ter mecânica operacional simples e negociação com fornecedores rápida, não exigindo muita preparação antecipada ou elaborada. Produtos atrativos e preços agressivos é o composto da campanha.
Para nomeá-la, vale fazer tudo para judiar o coitado preço. Alguns exemplos: Derruba preços, Arrasa Preços, Detona Preços, Explode Preços, Corta Preços, Mata Preços, Rasga Preços, Esmaga Preços, etc. É claro que outros nomes que não tenham “Preço” na sua composição também podem ser utilizados, como “Barato De +”, “Barato do Dia”, “Semana da Pechincha”, tomando o cuidado com o entendimento da nomenclatura pelos clientes (nome como, por exemplo, “Derruba Concorrência” não é um termo usual para os consumidores).
Um exemplo de uso regular é lançá-las sempre no mesmo período do mês ou do ano, como por exemplo, utilizar sempre a terceira quinta feira do mês como “Quinta Detona Preços”, ou sempre a terceira semana do mês com “Semana Arrasa preços”, ou em um mês específico, com “Agosto Corta preços”.
Uma campanha destas, com um logo para fixação visual relacionado, ou Jingle para fixação auditiva (dependendo do meio de divulgação mais utilizado), quando feita com regularidade, a simples aparição ou execução Logo ou Jingle provocam resposta de atração de clientes, sem a necessidade da exposição dos preços. É claro que para isto as campanhas anteriores tem de ter sido elaboradas de modo a ter produtos e preços que realmente atraiam os consumidores. Bom lembrar também que campanhas com preços agressivos podem resultar em ruptura dos produtos ofertados, bom prever ter sempre um “Plano B” para ser acionado na falta de algum item, para não afetar a credibilidade da chamada da campanha.

Nenhum comentário: