segunda-feira, 25 de maio de 2009

Volta ao Lar





Depois das férias, se não há uma campanha forte programada para final de Julho começo de Agosto, tipo aniversário, costuma dar bons resultados a campanha “volta ao lar”.
Em julho, muitas pessoas tiram férias ou se programam para viajar, aproveitando a pausa nas aulas do período escolar. Mesmo não as tirando oficialmente, o clima é de férias, tempo para passear mesmo que em lugar próximo ou aproveitar para sair mais com a família. Em Agosto, tudo volta ao ritmo normal, o espírito é como se fosse uma retomada de rotina, uma volta ao lar.
E, o que compramos quando viajamos e voltamos para a rotina, em casa? Reabastecemos a dispensa, portanto principalmente em alimentos todos os itens da Mercearia Seca e toda a parte de limpeza. Este é um período em que a área de Perecíveis dos Super e Hipers mercados não é tão importante em anúncios ou folhetos para atração de clientes, com exceção de alguns itens para lanches (pães de forma, queijo prato, presuntos e apresuntados, etc.) e algumas carnes.
No varejo de não alimentos, renovamos itens de vestimenta de trabalho ou escola, acessórios, e se necessário eletro domésticos para retornar a esta rotina. Importante saber que existe este movimento na mente e conduta dos consumidores, e exercitar na sua área sobre quais são as necessidades nesta época, para poder direcionar as negociações neste sentido.
A campanha “volta ao lar” funciona bem simplesmente por aplicar os conceitos básicos de Marketing, de atender as necessidades dos clientes no lugar e momento em que eles as demandam, não exigindo, portanto maiores elaborações nesta época (mas importante também observar que muitos deixam de seguir estes princípios básicos, criando também oportunidades locais de se destacar).

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