segunda-feira, 18 de maio de 2009

Campanha de nome genérico


O que é campanha de nome genérico? Quando você cria uma campanha que o nome nada tem a ver com preços ou com o tipo de promoção. Um dos maiores exemplos por aqui talvez seja a campanha “Rosadinha”, lançada há mais de duas décadas pela rede de Supermercados Sendas. Porque que o nome campanha de varejo sempre tem de ter de ver com preço e promoção?
Muitas lojas colocam a sugestão de preço até nos nomes (Como Bompreço, Pague Menos, Comprebem, Barateiro, etc.), com o risco de vulgarizar as expressões se a estratégia da empresa não estiver alinhada a preços. E a realidade é que, mesmo adotando uma estratégia de preços, muitos dos consumidores não consideram esta rede mais barata, ou porque o foco do cliente está em uma categoria que para a empresa não é tão importante, e também pelo mesmo motivo pelo qual todos conhecemos a expressão de que “ninguém pode ser mais barato que todos em tudo”.
Muitas campanhas já se fixaram com sucesso sem falar de preços: Campanhas de Aniversário, Liquidações, Saldos, Natal, de Inverno, Juninas, Volta às aulas, e assim por diante. Executar a campanha honestamente, corretamente, é muito mais forte que um nome do tipo “Corta preços” (assim como executar mal desacreditam as campanhas futuras. Promover uma campanha de aniversário fraca vai depois exigir muito mais investimentos e mídia/preços, para recuperar a confiança dos clientes nos anos seguintes). Do mesmo modo, a repetição competente vai se encarregar de fixar a imagem da campanha.
Saindo do lugar comum de preços, a campanha se permite a ter preços agressivos aliada a uma imagem relacionada por exemplo, à simpatia, ao humor, podendo agregar mais componentes emocionais à marca, gerando dividendos até para períodos fora das campanhas.

Nenhum comentário: