segunda-feira, 11 de maio de 2009

Campanha de férias


Campanha de férias tem sempre dois pontos de vista: aquele em que a cidade esvazia, e aquele em que, ao contrario, a cidade enche. São dias situações diferentes que exigem abordagens diferentes, muitas vezes em uma única rede, que tem lojas nem sempre agrupadas regionalmente, mas que passam pelas duas situações simultaneamente.
Quando a cidade enche, é mais fácil, o turista é “acidental”, isto é, não é uma campanha que vai atraí-lo ao ponto de vendas, mas a variedade, a disponibilidade, a oportunidade, e o preço de uma compra complementar, não programada, dentro das disponibilidades de quem pode fazer uma compra “extra”. Afinal, o cliente está lá a passeio, vai comprar apenas o que lhe chamar a atenção ou estiver em sintonia com a época e o clima, no sentido de tempo e de ambientação. Neste caso, trabalhar a linha de produtos, o ponto de vendas e atrair pela vitrine ou fachada tomam maior importância que qualquer campanha mais elaborada.
No caso inverso, deve estar previsto no planejamento de vendas esta queda natural, buscando recuperar com uma campanha de “boas férias”, uma campanha intermediária, e uma campanha de “volta ao lar”. Foco nos produtos sazonais, de lazer, e novidades da época.
Campanhas de retorno rápido, onde o cliente perceba a vantagem ou oportunidade, como por exemplo “Raspe e Ganhe”, Campanhas de conjuntos promocionais “leve e ganhe”, “leve dois produtos iguais ou complementares e ganhe” , são campanhas fáceis de montar, de negociar, que não sacrificam as margens e são atrativas nas duas situações.
Na alimentação, tanto para quem vai como para quem fica, churrasco e complementos, almoço em família, complementos de refeições leves (queijos e frios para sanduíches, mostarda, catchup, salsichas, etc.), comidas rápidas (tipo macarrão instantâneo) e práticas (pipocas microondas, gelatinas, etc.), são soluções que vão de encontro ao lazer, ás necessidades das reuniões de famílias e amigos, e de praticidade habituais da época.

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