segunda-feira, 6 de abril de 2009

Oferta Relâmpago!



A primeira vez que fiz uma oferta relâmpago foi um desastre. Selecionei produtos e quantidades com os Gerentes, definimos os preços (super agressivos), as verbas necessárias para negociar para as ofertas, os limites de compra, o dia, e combinamos que a listagem ficaria apenas com os gerentes, sigilo total até o dia definido para fazê-las. Contratamos um locutor, colocaríamos os produtos já precificados em um container, que tiraríamos do depósito da loja no momento da promoção.
Dia “D”, o locutor anunciou a primeira oferta relâmpago e puxamos o contêiner para a área de vendas. Funcionários e Promotores atacaram o container não deixando quase nada para os clientes. No final do dia, vários produtos precificados escondidos no depósito para serem levados na saída do expediente por eles.
Ofertas relâmpagos são uma ótima ferramenta promocional para disseminar imagem pelo Boca a Boca. Clientes são surpreendendidos por ofertas que não esperavam, compraram produtos por preços excepcionais só porque estavam na loja na hora certa (foram recompensados por serem clientes), e depois, em casa, com amigos e parentes, vão contar o excelente negócio que fizeram comprando aquela mercadoria, por aquele preço, naquela loja. Fazer oferta sem divulgação externa, para os clientes que já estão na loja, pode parecer um contra-senso, mas rende bons dividendos futuros.
Pelo lado do fornecedor, é uma degustação, experimentação ou divulgação do produto sem o custo de promotores, sem reclamações ou atritos com os concorrentes pela agressividade dos preços (afinal as ofertas são realizadas dentro do ponto de vendas, sem divulgação externa, não são detectadas em anúncios ou pesquisas de preços).
Mas, como vimos, todo o cuidado na preparação pode ser pouco. Conseguindo operacionalizar, é mais uma opção de ação promocional relativamente simples, barata, e com bons resultados como investimento na imagem, como fidelização e atração de clientes.

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