segunda-feira, 9 de março de 2009

Quarta Feira Verde, Hortão, Sacolão, etc.

Os Hipermercados, quando se estabeleceram no modelo atual, vieram com um conceito de atrair clientes mais distantes, focando na compra mensal. Para isto, seu mix de margens foi estabelecido estrategicamente com margens menores na mercearia, e margens maiores nos perecíveis, para compensar. Até hoje é assim.
Porém, esta estratégia comercial proporcionou uma oportunidade para os Supermercados, de focar nos Perecíveis, particularmente os produtos Hortifrutigranjeiros (também conhecidos por FLV – Folhagens, Legumes e Verduras). Não apenas por causa das margens elevadas, mas também porque neste setor o poder de compra e os contratos comerciais das grandes redes não resultam em diferença de custo significativa para os pequenos e médios Supermercadistas.
Percebendo isto, e também tentando diminuir a concentração de vendas nos períodos de pagamento, particularmente no início do mês, os Hipermercados lançaram a promoção de Hortifruti e perecíveis nas quartas feiras, o que foi e é um grande sucesso de vendas e atratividade de clientes.
Alem do mais, a quarta feira é o dia no meio da semana que favorece a venda destes itens, que tem característica de reposição semanal.
Os Supermercados tiveram de reagir e também lançar suas promoções “verdes”, ou na quarta feira, combatendo diretamente os hipermercados, ou nas segundas e terças, visando “esvaziar” a promoção de quarta e atrair o consumidor para a compra antes da quarta. Qual a melhor estratégia de combate?
Depende. A resposta, como sempre, não é tão direta.
Se você já tem uma imagem forte de qualidade, preços bons e variedade nesta área, este tipo de promoção não deveria afetá-lo significativamente. Portanto, o primeiro requisito é que no dia a dia você seja melhor do que os concorrentes nesta área, e, observando-os atentamente, você vai detectar muitas oportunidades.
Mas se a promoção é necessária, a sugestão é que você comece um dia antes (terça-feira) e permaneça com ela por dois dias (até a Quarta).
Porque o cliente nem sempre está disponível na quarta feira, e você dá oportunidade a ele de aproveitar a promoção por dois dias. Porque saindo um dia apenas antes, nem sempre dá para o concorrente bater os seus preços ou reforçar o pedido dos produtos que você escolheu. Porque você sai antes dele na promoção. Também dá para você manter a mesma promoção pelos dois dias, ou sair com uma gama de produtos ofertados em um dia, e outra no segundo. E assim por diante.
Outro tipo de promoção diferenciada é o Sacolão (vários itens ao mesmo preço, duas ou três faixas de preço no máximo). Os Sacolões sobrevivem mesmo ao lado de hipermercados, os clientes gostam bastante, porque você pode oferecer itens diferenciados, como frutas especiais, que não atrairiam muito em simples anúncios.
Portanto, seja qual for a sua opção, procure formar uma imagem que permita você liderar e não reagir a este tipo de campanha regular.

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