segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Folhetos: Padronização e Periodicidade

Recebo em casa vários folhetos, e observo quais me chamam a atenção e por que. Por exemplo, recebo semanalmente folheto do Wal-Mart, quem vem sempre na mesma cor, do mesmo tamanho, com a mesma disposição de produtos (pelo menos é a minha percepção), assim como tamanho de fotos e quantidade de itens similares. Nem olho mais, parece ser sempre o mesmo folheto, as mesmas ofertas, dá a impressão que não vou encontrar nada de novo ou interessante nele.
Será que a padronização tira a atratividade dos folhetos?
Recebo também em casa folheto da Leroy Merlin, que também segue uma padronização, mas este eu sempre abro e olho. Porque este comportamento diferente?
Arriscando algumas respostas, o tipo de produto anunciado pode ser um dos motivos, produtos bem diferentes por categoria, ou talvez/também período de destaque de categorias no folheto (como por exemplo, a “quinzena de Jardinagem”).
A padronização pode ser interessante para criar uma identidade da marca/empresa, mas a dinâmica promocional fica “engessada”. O desafio então seria criar uma padronização que também destacasse a dinâmica promocional.
Outra possibilidade deste comportamento ou percepção diferenciada entre folhetos padronizados poderia ser explicado pela a periodicidade: o folheto da Leroy Merlin, sendo mensal, de repente atrairia mais a curiosidade de que um folheto semanal, como o do Wal-Mart.
Analisando ainda a questão de periodicidade, folhetos, padronizados ou não, não me chamam a atenção se não tiverem alguma periodicidade percebida. Exemplificando, recebo de vez em quando, em encarte de Jornal, folheto das Pernambucanas. Também nem abro, no meu caso parece que a falta de periodicidade não cria vinculo, mesmo que eu esteja procurando no momento comprar determinado item que possa fazer parte da linha de produtos do anunciante, não tenho a confiança que o produto ou preços anunciados, neste caso, são bons. Aqui então o desafio seria investir e persistir em uma periodicidade que possa ser percebida.
E, esta periodicidade poderia ser determinada por área de influência, com, por exemplo, para um folheto semanal, todo começo de mês distribuir as zonas primarias, secundárias e mais distantes, mas de interesse, na segunda e ultima semanas apenas na zona primária, ou na segunda na zona primária e na terceira apenas na secundária, e na última nas área primária e secundária. Cada área teria uma periodicidade percebida.
O folheto é um tipo de mídia que dá muito resultado para vários modelos/formatos de varejo, mas seu custo não é baixo, e para sua efetividade estes aspectos devem ser estudados e resolvidos. O seu folheto é padronizado? A sua dinâmica Promocional é percebida e/ou destacada? A sua periodicidade está bem definida por área ou zona de influência?

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