segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Campanha Dia das Crianças


Marketing de experiência muitos de nós já aplicamos com competência nas campanhas de dia das crianças (dia das crianças, aliás, é modo de dizer, porque Outubro já é conhecido como o mês das crianças, e as campanhas desta época já tendem a ser mensais), de forma pontual sim, mas bem feito.
Campanha para crianças é campanha de emoção, de envolvimento em sonhos e fantasia. Isto leva constantemente a algumas ações relacionadas:
Primeiro, a ambientação é trabalhada, no visual. Desde a fachada, vitrine e interior, contemplando o atendimento nos uniformes, até mesmo, em alguns casos, na maquiagem dos atendentes.
Segundo, nas ações internas, como atrações tipo palhaços, contadores de historias, animadores, pintura facial, sempre com muita interação.
Terceiro, ação de sorteio, em produto de desejo do publico infantil.
Sonhos e fantasias voltados ao publico alvo. Interessante inclusive que estas ações estão voltadas à criança, e não ao “Shopper” (aquele que vai a loja efetuar as compras), mas acabam atingindos-os também porque os pais “entram no clima” e querem aquela experiência para as crianças, mesmo que não sejam as suas. Há também um pouco da lembrança dos tempos de infância.
Tirando aqueles brinquedos de alta identificação e comparação, como por exemplo vídeo games, o preço não é o foco, mas produtos de moda sim; lançamentos e produtos de momento, são mais importantes no mix de Marketing desta época.
Assim como também vender experiência com serviços agregados são uma forte tendência. As bonecas vendidas na American girl são exemplo (http://www.americangirl.com/ ), assim como buid a Bear (http://www.buildabear.com/ ), dentre outros (vale a pena pesquisar, conhecer, se possível visitar, existem muitos cases de sucesso reforçando esta tendência que por aqui ainda não vemos tanto).
Montar a campanha do dia das criança então, poderia ser traduzido como montar a melhor experiência de compras e, aproveitar esta expertise para talvez montar a melhor experiência para o seu publico alvo, para todo o ano.

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