segunda-feira, 13 de julho de 2009

Campanha do Peixe


Há um esforço nem sempre conhecido por todos no sentido de incrementar o consumo do Peixe, e por isto esta sinergia nem sempre é bem aproveitada. Na primeira semana de Setembro, a Secretaria (agora ministério) especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) realiza a Campanha Nacional de promoção do Consumo de pescado, com diversas ações a nível nacional.
Nos Supermercados, incentiva campanhas de promoção em Peixarias, oficinas gastronômicas em algumas lojas, em bares e Restaurantes, a realização de Festivais e concursos gastronômicos, cursos de gastronomia, e nas escolas públicas, desenvolvimento de receituário (mais de 20 receitas de fácil preparo e baixo valor) para divulgação das merendeiras de escolas públicas, concurso de redação, além de distribuição de jogo da memória para público infantil, distribuição de cestas de enlatados com fornecedores, distribuição de material informativo sobre o benefício do pescado, entre outras ações.
As Peixarias em Supermercados nem sempre recebem a atenção que deveriam, muito por conta da baixa participação de vendas da seção, dos custos necessários de equipamento, dos custos operacionais envolvidos, e da falta de mão de obra especializada (para este ponto está sendo desenvolvido um curso específico em conjunto com a ABRAS).
Para os Supermercados, o combate aos Hipermercados e Atacadões pode ser travado com maior eficácia pela competência e serviços na área de Perecíveis, mas, curiosamente, os Hipermercados tem se apropriado (nem sempre aproveitando todo seu potencial) do diferencial competitivo proporcionado por esta seção.
Talvez muitos Supermercados ainda necessitem perceber que custo é importante, mas não é tudo, em alguns setores além da qualidade e variedade dos produtos, o serviço e atendimento são mais importantes, independentemente dos preços, principalmente na área de Perecíveis. Interessante que a mesma lógica já é razoavelmente bem percebida por muitos nas seções de Padaria e Açougue.
Também é importante lembrar que se adiantar nas tendências é uma estratégia de fixação de imagem junto aos consumidores e de desenvolvimento de competências antes dos concorrentes. Com a tendência da saudabilidade, esta seção deve adquirir cada vez mais importância.
Para os que operam bem com a seção de Peixaria, pode se preparar: Informe-se do que se pode conseguir para somar este esforço em Peixaria neste Setembro, aproveite a sinergia do momento, e programe sua campanha para consolidar sua imagem neste setor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Moro na Amazonia. Jessica minha filha de 03 anos so come peixe no almoco e jantar.Muito acima da media Dos peixe de rios da amazonia os mais aprecidados sao o Tambaqui de escamas e o file de dourado e o pirarucu (bacalhau da amazonia). Aqui em Porto Velho temos varias fazendas de peixe o preco melhora. No mercado de varejo encontramos precos mais baixo nos vendedores avulsos do que nos supermercados ou diretamente nas associacoes de pescadores ou diretamente nos barcos junto ao Rio Madeira. Dos peixes que nao considerados nobres eh feito o PIRACUI que eh uma farinha de peixe muito nutritiva enclusive com os notaveis omegas 3,6 e fosforo. Os notaveis nos amazonidas temos o ex ministro JARBAS PASSARINHO, O DEputado MEU NOME EH ENEAS, JOSE BONIFACIO (GLOBO), Carlao (selecao brasileira de volibol) CHICO MENDES, Marina Silva, etc... O Governo deveria comprar o peixe diretamente do produtor para abastecer as escolas onde estao as criancas para que adquiram o habitos do peixe e de seus beneficios pois e mais facil educar as criancas do que tirar a picanha dos adultos.

dududacaixa7@yahoo.combr