Quando se pensa em atração de clientes, normalmente se pensa em anúncios, folhetos, ou qualquer mídia externa, assim como quando olhamos nossos concorrentes, por vezes tendemos a acreditar que a presença dos clientes que lá estão muito se deve em função da propaganda que eles usam, e assim tendemos a fazer o mesmo plano de mídia ou até maior. Devemos saber que a maioria dos nossos clientes, assim como os dele, está ali devido ao posicionamento estratégico particular de cada um, e do composto de marketing adotado. Mas queremos mais, cada vez mais clientes, e a mídia externa parece ser o caminho mais curto, e, como dizem alguns, um caminho pode ser mais rápido, porém nem sempre é o mais bonito.
Preço e Promoção fazem parte do composto mercadológico, tendo sua importância junto ao cliente na medida em que você indica que o é ao seu publico alvo.
Sabemos que as campanhas boca-a-boca são fortes porque tem credibilidade, afinal é um amigo, conhecido, falando bem da sua empresa, sem ganhar nada com isto, apenas querendo dividir as vantagens da sua boa experiência. Elas são mais baratas, porque a mídia é o seu próprio cliente, e são mais eficazes, pois normalmente provocam um crescimento regular e paulatino, com maior fidelidade e permanência do novo cliente.
Portanto, campanhas internas de preços, ou campanhas realizadas no ponto de vendas, sem divulgação externa, surpreendem o cliente e aumentam sua confiança na empresa, e, de uma maneira ou outra, devem contribuir para a satisfação e um retorno pela boca-a-boca.
Que tipo de campanha?
De Preço e Promoção, constantemente, e do mesmo modo que as externas: ofertas regulares, ofertas relâmpago, conjuntos promocionais, degustações, sorteios, de serviço, sociais, beneficentes, etc.
Você acredita estar em uma roda viva de anúncios, e que não pode “pular da bicicleta em movimento” sem levar um tombo? Normalmente a importância que damos para a mídia que estamos acostumados a fazer é maior do que realmente é, mas para sua tranqüilidade, tente mesclar pouco a pouco propaganda externa com campanhas curtas internas e meça o resultado. Investir mais no ponto de vendas, no seu cliente, do que na mídia externa pode ser um caminho mais seguro.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
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