segunda-feira, 29 de junho de 2009

Campanha Verde1


Houve um tempo não tão distante (há mais ou menos 15 anos atrás) em que alguns lojistas ou “shoppings” distribuíam Pintinhos coloridos para as crianças, como forma de atração; elas se divertiam com os Pintinhos azuis, verdes, vermelhos (escolhiam a cor) que ganhavam. Hoje, Imagino que era como dar um bebê para um gorila, crianças de três, seis anos espremendo e jogando o bichinho como se fosse um brinquedinho. Invariavelmente o destino destes Pintinhos era a morte, seja por maus tratos, seja por sede ou inanição, seja por abandono nas ruas. Mas, na época, não se pensava nisso, apenas na diversão das crianças, sua experiência no ponto de vendas, e na sua atração.
Hoje seria impensável fazer uma promoção destas, pela conscientização das pessoas. E aí surge a consciência verde. Será que distribuir mudas de arvores, plantas ou flores, não seria a mesma coisa?
Certa vez ganhei uma muda de uma arvore, de uma empresa que eu trabalhava. Hoje ela está plantada na calçada da rua em frente à casa que moro, ainda jovem em crescimento, com seus nove anos de vida. Caso o destino das plantas distribuídas em uma promoção fosse este, não haveria melhor fixação de imagem e lembrança de marca por longo período.
Agora, o que aconteceria se as promoções neste sentido fossem banalizadas, não estaríamos reeditando as “mortes dos Pintinhos”? Ou será que as mudas que sobrevivessem e fossem efetivamente plantadas, compensariam o custo de milhares de perdas? Ou estaríamos mesmo assim contribuindo para a evolução mais rápida da consciência verde? Temos de pensar no assunto...
De qualquer modo, hoje uma campanha de distribuição de mudas é bem vista, demonstra uma preocupação com a qualidade de vida, principalmente futura. É uma campanha fácil de operacionalizar e relativamente barata, com demanda de análise de como o retorno possa ser mais efetivo e duradouro, sempre bom lembrar que como toda campanha, ela precisa de uma dinâmica comercial.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Campanhas Internas

Quando se pensa em atração de clientes, normalmente se pensa em anúncios, folhetos, ou qualquer mídia externa, assim como quando olhamos nossos concorrentes, por vezes tendemos a acreditar que a presença dos clientes que lá estão muito se deve em função da propaganda que eles usam, e assim tendemos a fazer o mesmo plano de mídia ou até maior. Devemos saber que a maioria dos nossos clientes, assim como os dele, está ali devido ao posicionamento estratégico particular de cada um, e do composto de marketing adotado. Mas queremos mais, cada vez mais clientes, e a mídia externa parece ser o caminho mais curto, e, como dizem alguns, um caminho pode ser mais rápido, porém nem sempre é o mais bonito.
Preço e Promoção fazem parte do composto mercadológico, tendo sua importância junto ao cliente na medida em que você indica que o é ao seu publico alvo.
Sabemos que as campanhas boca-a-boca são fortes porque tem credibilidade, afinal é um amigo, conhecido, falando bem da sua empresa, sem ganhar nada com isto, apenas querendo dividir as vantagens da sua boa experiência. Elas são mais baratas, porque a mídia é o seu próprio cliente, e são mais eficazes, pois normalmente provocam um crescimento regular e paulatino, com maior fidelidade e permanência do novo cliente.
Portanto, campanhas internas de preços, ou campanhas realizadas no ponto de vendas, sem divulgação externa, surpreendem o cliente e aumentam sua confiança na empresa, e, de uma maneira ou outra, devem contribuir para a satisfação e um retorno pela boca-a-boca.
Que tipo de campanha?
De Preço e Promoção, constantemente, e do mesmo modo que as externas: ofertas regulares, ofertas relâmpago, conjuntos promocionais, degustações, sorteios, de serviço, sociais, beneficentes, etc.
Você acredita estar em uma roda viva de anúncios, e que não pode “pular da bicicleta em movimento” sem levar um tombo? Normalmente a importância que damos para a mídia que estamos acostumados a fazer é maior do que realmente é, mas para sua tranqüilidade, tente mesclar pouco a pouco propaganda externa com campanhas curtas internas e meça o resultado. Investir mais no ponto de vendas, no seu cliente, do que na mídia externa pode ser um caminho mais seguro.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Resumo das campanhas postadas até agora



Dia dos pais, Folheto Semanal com Ofertas Diárias, Volta ao Lar, de Nome Genérico, de Férias, Genéricas de Preço, De Inverno, Dia Dos Namorados, Leve 3 Pague 2, Oferta Relâmpago, Cheque Pré, Festa Junina, Oferta Maluca, 4ª Feira Verde, Hortão, Sacolão, 1 Centavo, Dia Das Mães, Aniversário, Páscoa, Gincanas, De Sorteio, De Preço Único, Promoção Celular.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia dos Pais



Se o dia das Mães chega a ser tão ou mais forte que o Natal para alguns varejos, se o dia das Crianças já criou corpo, o dia dos Pais ainda fica devendo, não é muito forte, mas isto pode estar mudando. Se realmente estiver “criando corpo”, seria uma tendência, e, neste caso, sabemos que devemos navegar no sentido de se alinhar a ela. Não apenas as conquistas femininas no trabalho, mas também fatores como crises, e união para enfrentá-las, o crescimento da saudabilidade, das ações de sustentabilidade e responsabilidade social, tem contribuído para construir e resgatar pouco a pouco laços familiares maiores.
Acreditar e investir em campanha do dia dos Pais, alem de ajudar a criar a consciência coletiva da importância da comemoração, permite obter dividendos que nem todos podem estar enxergando no momento.
A campanha do dia dos Pais (ou até da semana, quinzena o mês) é de cunho emocional, e permite o envolvimento do varejo e seus clientes em diversas ações sociais muito importantes para a imagem, para a participação e contribuição com a sociedade; afinal a população está vivendo mais, com muitos Asilos precisando de contribuições, assim com os Asilados também precisam, talvez mais ainda de contribuição em atenção e afeto.É um bom momento e um bom motivo para fazer sua parte e ajudar, capitalizando vendas e todos os aspectos positivos agregados.
Campanha emotiva requer ambientação da loja e material de campanha voltados a potencializar este efeito.
Apesar de ser emotiva, a campanha é ao mesmo tempo promocional, e nível de preços e facilidades, como o crédito e parcelamento, tem sua importância, porque afinal o “Shopper” (nem sempre quem usa mas quem compra) neste momento é a mulher e o filho, que dependendo da idade e momento, ainda podem não ter a disponibilidade financeira ideal, alem de se considerar que, para um casal com filhos, a compra pode ser demandada para até três pessoas (Marido, Pai dela, Pai dele).Enfim, o dia dos Pais é uma data a ser explorada e comemorada, assim como seus resultados. Se você já aposta bastante nela, parabéns, mas será que não podemos explorar o tema ainda mais este ano?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Folheto semanal com Ofertas Diárias



Folheto semanal com oferta diária é uma prática boa ou ruim? Não é muito incomum vermos redes de supermercados nem sempre pequenas fazerem um folheto com ofertas válidas apenas para segunda-feira, outras apenas para terça, e quarta, e assim por diante, todas no mesmo folheto. Seria uma prática positiva?
Sem duvida alguma, o investimento em folhetos é alto, e é a mídia mais utilizada pelos supermercados para atração de clientes. Isto porque o folheto permite comunicar uma variedade de promoções, de vários departamentos, aumentando as chances de mostrar algum item de interesse específico para determinado público, passar a imagem de compra completa mais em conta, e ainda reforçar a imagem de preços.
Para quem opta em sair com folheto semanal com oferta diária, primeiramente tem de ter uma política de ofertas diárias (se não diárias, com intervalos bem definidos na semana), com promoções do tipo “Terça e quarta verde”, “Quinta das Carnes”, “Segunda dos Pães”, “Fim de Semana do Churrasco”. Este tipo de promoção permite menor numero de itens promocionados conjuntamente, o que possibilita uma agressividade maior de preços neles, e ainda concentra a atenção e atração de vários públicos com interesses de compras variados, durante a semana (falaremos mais detalhadamente sobre as características desta estratégia, suas vantagens e desvantagens logo mais em outro artigo).
Neste tipo de folheto, a vantagem óbvia está no custo, de confecção e distribuição. A outra é poder anunciar vários itens com preços bons e menor perda de margens, como vimos. Uma das desvantagens é que a concorrência vai ficar sabendo das suas ofertas com antecedência, permitindo rebatê-las com certa facilidade e negociação, anulando seus efeitos para seus clientes, retendo-os e capitalizando a imagem de preços que você queria transmitir (portanto, se a sua concorrência á acirrada, é o caso de analisar se está ocorrendo esta reação, o que muito provavelmente vai ser constatado). Para o cliente, há vantagens e desvantagens. Vantagens no sentido que este percebe várias ofertas a preços bons, e que pode programar sua visita a loja no dia em que as ofertas são mais atrativas para ele. As desvantagens, é que nem sempre este dia é o dia que o cliente pode ir, ficando a impressão que ele foi excluído da promoção apesar de sua fidelidade à loja, e outra é que ele fica com a impressão que a empresa poderia fazer estas ofertas a qualquer dia, que não as faz porque não quer, e que ele está comprando por preço mais caro do que deveria ou poderia. São duas impressões que se fixam ao longo do tempo, podendo refletir negativamente na fidelidade. Sem contar ainda que o cliente pode se enganar ao olhar o folheto, de produto – dia, e ficar decepcionado na boca do caixa.
Não há certo nem errado, os folhetos semanais com ofertas diárias funcionam, mas é necessário que a comunicação aos clientes seja muito bem feita no sentido de minimizar estes efeitos negativos.