Hoje seria impensável fazer uma promoção destas, pela conscientização das pessoas. E aí surge a consciência verde. Será que distribuir mudas de arvores, plantas ou flores, não seria a mesma coisa?
Certa vez ganhei uma muda de uma arvore, de uma empresa que eu trabalhava. Hoje ela está plantada na calçada da rua em frente à casa que moro, ainda jovem em crescimento, com seus nove anos de vida. Caso o destino das plantas distribuídas em uma promoção fosse este, não haveria melhor fixação de imagem e lembrança de marca por longo período.
Agora, o que aconteceria se as promoções neste sentido fossem banalizadas, não estaríamos reeditando as “mortes dos Pintinhos”? Ou será que as mudas que sobrevivessem e fossem efetivamente plantadas, compensariam o custo de milhares de perdas? Ou estaríamos mesmo assim contribuindo para a evolução mais rápida da consciência verde? Temos de pensar no assunto...
De qualquer modo, hoje uma campanha de distribuição de mudas é bem vista, demonstra uma preocupação com a qualidade de vida, principalmente futura. É uma campanha fácil de operacionalizar e relativamente barata, com demanda de análise de como o retorno possa ser mais efetivo e duradouro, sempre bom lembrar que como toda campanha, ela precisa de uma dinâmica comercial.