segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Campanha de maio: Dia das Mães


Campanha de dia das mães é o tipo de campanha em que o preço não é tudo, o envolvimento emocional é mais forte, e ações neste sentido contribuem muito para a fidelização do cliente a longo prazo. Então, uma campanha que envolve sorteios e serviços voltados à mãe pode ser muito eficiente, sem ser necessariamente cara, facilmente cooperada, sem a necessidade de prejudicar as margens ou entrar em uma desgastante “guerra de preços”.
A campanha pode acontecer no período anterior ao dia das mães, ou contemplar o próprio mês das mães, maio, já que a sua homenagem não termina no dia propriamente dito.
Ao imaginarmos o que a mulher, mãe, gosta, surgem varias coisas: se sentir bonita, cuidado com os filhos, integração da família, etc.. Fazendo este exercício podemos pensar em varias coisas:
· Sorteio de jóias, kits de beleza, perfumes, semana em SPA, mensalidade de academia, viagens, almoço (mercadorias, vale-compra ou vaga em restaurante) da família, plástica, lipo, ingresso de shows românticos (tipo Roberto Carlos), bolsas ou sapatos de grife, e assim por diante.
· Promoções de loja: compra acima de “x”, ganha kit de beleza, corte no cabeleireiro, ou bijuteria, maquiagem completa feita na loja, aplicação de tintura, etc.
· A entrega da rosa no check-out, ação simples, barata e de muito efeito.
· Oferta de Kits promocionais, leve e ganhe, seguindo estes focos.
· Ofertas direcionados a determinados tipos de mães: vovós, mãe prática, mãe “fashion”, mãe esportista ou malhadora (saúde), etc..
· Não esqueça de ajudar as mamães que possam estar esquecidas ou que sua homenagem poderia passar em branco, fazendo ou contribuindo para realizar, por exemplo, um almoço em asilos, ações em hospitais, etc.
· Doe um brinde, serviço, ou promova um encontro das mães dos funcionários, elas vão ficar contentes em saber que você cuida dos seus filhos e que você se preocupa com eles e elas.
Enfim, faça a mãe se sentir valorizada, reconhecida, tratada como uma rainha na sua loja, faça sonhar, faça perceber que você realmente se importa, reconhece sua importância, faça ações individualizadas, para que ela sinta que é exclusivamente para ela. Isto fará você acumular muitos pontos positivos, aumentando sua conta-corrente positiva e sua fidelização.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Campanhas de Aniversário


Por mais que tentem fazer sorteios em campanhas de aniversário (muitas ainda com o velho e desgastado chavão: lojas XPTY fazem aniversário, mas quem ganha presente é você), o que o cliente espera realmente é uma boa campanha de preço. E de preços bem baixos. Afinal, aniversário é apenas uma vez por ano. Então, prepare-se para desta vez negociar forte e oferecer preços realmente baixos.
Ah, mas já tem liquidação, saldão, etc., que são campanhas de preços bem baixos. Mas é diferente. Liquidação normalmente oferece produtos que são ultrapassados (como por exemplo, saindo de moda, ou saindo de linha) ou oportunidades defasadas do momento ou do clima (como as liquidações de inverno / verão), e pressupõem que você vai, ou pode achar, oportunidades, normalmente daquilo que você nem estava pensando em comprar. O saldão é campanha parecida, só que mais curta, mas que também o cliente nunca sabe o que vai encontrar de oportunidade de preços.
Não é o que o cliente quer no aniversário. O cliente quer produtos de linha contínua ou atuais, com os melhores preços do ano.
Esta receita, se bem trabalhada ano a ano, vai tomando corpo, até que a simples menção da campanha de Aniversário atrai por si só, economizando muita verba de propaganda. Este reflexo também ocorre nas compras, com o fornecedor sabendo que é assim, programa e direciona suas verbas, descontos e bonificações para atender esta demanda na época da sua Campanha de aniversário.
Campanha de aniversário. Onde o melhor presente, tanto para quem compra como para quem vende, é preço bem baixo, bem negociado, direcionados aos produtos preferidos e consumidos no dia a dia dos clientes.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Oba! Campanha de Páscoa



Campanhas de páscoa são mágicas, porque nos leva de volta a inocência dos sonhos de infância, que recuperamos nos sorrisos das crianças.
Campanhas de Páscoa podem ser de preços, mas não acho que devam ser. Já fiz uma assim, estava em uma loja que só em Recife, contra um Carrefour e quase trinta Bompreço, calculei quanto de margem iria arrecadar com minha venda de páscoa, chamei os três principais fornecedores, pedi uma verba para todos me cobrirem aquela margem, com o argumento que baixaria todos os preços, venderia a preço margem zero, o Carrefour tentaria me acompanhar, o Bompreço teria também de abaixar, todos venderiam mais barato, e por consequencia eles, os fornecedores venderiam mais. Aceitaram, e eu então anunciei todos os ovos de páscoa em promoção. Campanha de sucesso sem muito investimento.
Mas, caso o momento não exigir a necessidade de forte imagem de preço, o caminho deve ser outro. O ambiente da loja deve ser trabalhado para as crianças, desde a entrada, o estacionamento, a fachada, a área de vendas e nos caixas, com muitas brincadeiras, brindes, sorteios, decoração atrativa, inclusive nos uniformes dos funcionários, muito entretenimento (coisas simples, como pintura facial, distribuição de orelhinhas de coelho, ou seu uso pelas funcionárias, coelho andando na loja brincando com as crianças, foto no painel do coelho, ovo gigante na entrada, pula-pula e piscina de bolinhas, enfim, o que a criatividade sugerir), sem esquecer-se das ações sociais, visando incluir nos sonhos aqueles que nem podem tanto (ajudar creches, asilos, escolas publicas, promover gincana entres elas, etc.). Esta animação toda vai contagiar os funcionários e o ambiente percebido pelo cliente vai melhorar bastante.
Afinal, neste ambiente em que a sazonalidade nos dá um motivo tão forte, o cliente, o influenciador na decisão de em que loja comprar, passa a ser a criança.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A força das Gincanas


Trabalhei em uma empresa de origem francesa, cuja campanha principal tinha um nome que para os brasileiros não dizia nada, mas era um sucesso de vendas. Fiquei curioso de participar de uma para entender porque uma campanha de preços não tão fortes, com um nome sem atrativos, mobilizava os vendedores em busca de recordes de vendas. E o motivo era “apenas” a gincana interna. Seção contra a mesma seção de outras lojas, pontos para o crescimento da venda sobre o ano anterior, pontos extras a cada batida de recorde de vendas, e como premio todos os participantes das seções vitoriosas passavam quatro a cinco dias em um Hotel Fazenda (sozinhos, sem a família), funcionários das seções derrotadas das outras lojas os substituindo neste período. A força estava no orgulho de, durante um ano, sentir-se pertencente á equipe vencedora, sentir-se um dos melhores.

Repeti esta fórmula com algumas adaptações em outras empresas, e ela se mostrou eficiente todas as vezes. E não é necessário ter apenas uma ao ano, tomando certos cuidados, como ter uma dinâmica de competição e premiação diferente para cada campanha, e manter sempre uma principal, mais importante, para manter este orgulho por um ano, e fazer outros persegui-los.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Campanhas de Sorteio


Campanhas de sorteio são boas arrecadadoras de verbas, permitem não sacrificar muito a margem, por não ser necessário "pisar fundo" nos preços, mas devem seguir algumas premissas:

1) para ser forte, o(s) premio(s) devem ser muito atrativos, e, para o maior numero de pessoas. 2) A esta atratividade ainda está linkada a frequencia de sorteios, e de itens sorteados. 3) Tem de ter uma mecãnica de participação simples, de fácil entendimento e adesão, 4) Tem de ser bem divulgada, não apenas externamente, como internamente a campanha tem de ser envolvente, destacar o objeto do desejo, e finalmente, 5) A percepção do consumidor deve ser a de que ele tem alguma chance de ganhar.

Foram varias as campanhas bem sucedidas que tive a oportunidade de elaborar. O premio mais atrativo que coloquei, foi um apartamento tres dormitorios em Boa Viagem, Recife, uma campanha de dois meses visando combater a inauguração do Bompreço do Shopping Guararapes. Um sucesso. Moradia é o principal objeto de desejo, mas deve ser um imovel de dar agua na boca de muitos, e não aquelas casinhas "modelo 1.0", só para dizer que é casa, que iriam atrair muito menor interesse.

Mas o premio não precisa ser muito grande, é só estar ligado sobre qual o objeto do desejo do momento. Aqui neste blog, já foi citado o exemplo do celular, um IPHONE não seria atrativo hoje? E um WII? Carro, já virou "carne de vaca" os sorteios de populares, mas de repente surge uma oportunidade (no lançamento do Mercedes Classe A, no primeiro mes, eu queria sair com sorteio de um - "volte de Mercedes, etc.., mas não fui autorizado pela empresa que trabalhava no momento - chance perdida, sorte da concorrência, mas não o conceito).

O custo de Divulgação da campanha pode ser elevado, por isto, "tiro rápido e certeiro", como em um duelo. Escolher o produto certo, a oportunidade antes da concorrência, simplificar, divulgar e deixar o sonho atingível é a receita de uma boa campanha de prêmios / sorteios.