segunda-feira, 1 de junho de 2009

Folheto semanal com Ofertas Diárias



Folheto semanal com oferta diária é uma prática boa ou ruim? Não é muito incomum vermos redes de supermercados nem sempre pequenas fazerem um folheto com ofertas válidas apenas para segunda-feira, outras apenas para terça, e quarta, e assim por diante, todas no mesmo folheto. Seria uma prática positiva?
Sem duvida alguma, o investimento em folhetos é alto, e é a mídia mais utilizada pelos supermercados para atração de clientes. Isto porque o folheto permite comunicar uma variedade de promoções, de vários departamentos, aumentando as chances de mostrar algum item de interesse específico para determinado público, passar a imagem de compra completa mais em conta, e ainda reforçar a imagem de preços.
Para quem opta em sair com folheto semanal com oferta diária, primeiramente tem de ter uma política de ofertas diárias (se não diárias, com intervalos bem definidos na semana), com promoções do tipo “Terça e quarta verde”, “Quinta das Carnes”, “Segunda dos Pães”, “Fim de Semana do Churrasco”. Este tipo de promoção permite menor numero de itens promocionados conjuntamente, o que possibilita uma agressividade maior de preços neles, e ainda concentra a atenção e atração de vários públicos com interesses de compras variados, durante a semana (falaremos mais detalhadamente sobre as características desta estratégia, suas vantagens e desvantagens logo mais em outro artigo).
Neste tipo de folheto, a vantagem óbvia está no custo, de confecção e distribuição. A outra é poder anunciar vários itens com preços bons e menor perda de margens, como vimos. Uma das desvantagens é que a concorrência vai ficar sabendo das suas ofertas com antecedência, permitindo rebatê-las com certa facilidade e negociação, anulando seus efeitos para seus clientes, retendo-os e capitalizando a imagem de preços que você queria transmitir (portanto, se a sua concorrência á acirrada, é o caso de analisar se está ocorrendo esta reação, o que muito provavelmente vai ser constatado). Para o cliente, há vantagens e desvantagens. Vantagens no sentido que este percebe várias ofertas a preços bons, e que pode programar sua visita a loja no dia em que as ofertas são mais atrativas para ele. As desvantagens, é que nem sempre este dia é o dia que o cliente pode ir, ficando a impressão que ele foi excluído da promoção apesar de sua fidelidade à loja, e outra é que ele fica com a impressão que a empresa poderia fazer estas ofertas a qualquer dia, que não as faz porque não quer, e que ele está comprando por preço mais caro do que deveria ou poderia. São duas impressões que se fixam ao longo do tempo, podendo refletir negativamente na fidelidade. Sem contar ainda que o cliente pode se enganar ao olhar o folheto, de produto – dia, e ficar decepcionado na boca do caixa.
Não há certo nem errado, os folhetos semanais com ofertas diárias funcionam, mas é necessário que a comunicação aos clientes seja muito bem feita no sentido de minimizar estes efeitos negativos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que é um meio de atrair o cliente e de aproxima-lo da marca. Pois o cliente já sabe que a oferta de quarta se refere ao de "carne" e traz o cliente para mais perto, já que existe a necessidade de ele visitar com mais frequência os sites, assitir ao comercial. Foi pensando nisso que tomaram a decisão no site do Supermercados Unidos http://www.supermercadosunidos.com.br de colocar as ofertas todos os dias. Porem tais ofertas esta abaixo ao preço do encarte o que passa a ser uma surpresa agradavel aos olhos do cliente. Mas nem tudo são flores nem sempre o cliente pode ir aquele dia. Porém a promoção do encarte ainda está lá.